domingo, 20 de novembro de 2011

Detecção do câncer

Mamografia: É um tipo de radiografia especial, realizada em aparelhos específicos para avaliação das mamas. A mamografia de rotina é a melhor oportunidade de detectar precocemente qualquer alteração nas mamas antes até que o paciente ou médico possam notá-las ou alpalpá-las. De acordo como o FDA (Órgão americano de Vigilância Sanitária), a mamografia pode detectar um câncer de mama até dois anos antes de ele ser palpável.
  • Auto-exame: Também é um dos tipos de detecção. Ele tem maior importância nos homens do que em mulheres, pois já que a mama é muito pequena, há mais facilidade de identificação de lesões em estágio inicial ( FEMMEM,2010).
  • Exame clínico: É feito por um médico ou auxiliar de saúde treinado. Através da palpação acham-se os nódulos da mama. Verificando tamanho, textura mobilidade ou fixação, o médico poderá perceber se éum nódulo benigno ou maligno (Sobre o Câncer de Mama, 2011)
  • Termografia: É um processo que registra diferenças de temperatura. Não é muito útil para detectar ou cancro da mama, pois ás vezes registra resultados falsos negativos, ou indica cancro quando na realidade não existe (Saúde em Primeiro Luagar).

  • Ecografia: É um exame onde as imagens são produzidas através da passagem do som pelos tecidos. Ela permite reconhecer as características acústicas da massa palpável, estudar o comportamento dos ecos e separá-los do tecido glandular adjacente ( INCA, 2001).
  • Biópsia: É a remoção de células ou tecidos para que eles possasm ser vistos sob um microscópio por um patologista para verificar se há sianais de câncer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário