sábado, 16 de junho de 2012

Métodos terapêuticos para o Câncer de mama em homens.

Mastectomia- é a forma mais antiga de cirurgia para tratar a doença. por meio dela, é retirada a mama interna, com ou sem o músculo peitoral menor. essa intervenção costuma ser complementada com a extração dos gânglios linfáticos(linfonodos) da axila que fica do lado da região afetada pelo câncer. esses linfonodos retirados são submetidos a um exame profundo para se constatar se foram ou não afetados pela doença.

Radioterapia- é utilizada com o objetivo de destruir as células remanescentes apos a cirurgia ou para reduzir o tamanho do tumor antes da cirurgia. apos cirurgias conservadoras deve ser aplicada em toda a mama do paciente, independente do tipo histológico, idade, uso de quimioterapia ou hormonoterapia ou mesmo com as margens cirúrgicas livres de comprometimento neoplásico.

Quimioterapia- É o uso de medicamentos, geralmente intravenosos, que matam as células malignas circulantes.

Hormonioterapia- é o uso de medicações que bloqueiam a ação dos hormônios que aumentam o risco de desenvolver este tipo de câncer. este tratamento é dado para aqueles pacientes em que o tumor mostrou ter estes receptores positivos(receptor de estrogênio e receptor de progesterona).

P.S: Os tratamentos podem ser aplicados individualmente ou combinados para conseguir uma maior segurança na cura. o medico explicara qual o tratamento indicado e porquê ele é a melhor escolha.

sexta-feira, 15 de junho de 2012

Curiosidade!


O primeiro caso de câncer de mama registrado ocorreu em uma mulher chamada Anne da Áustria, que foi casada com o rei Luis, o decimo terceiro rei da França, nos anos 1600. isto foi quando a industria da moda mudou e o espartilho foi inventado, as mulheres começaram a vincular os seus seios. Amarrar os seios era muito popular entre as freiras e originalmente o câncer de mama era chamado de "Doença das Freiras", por que freiras desenvolveram câncer de mama mais do que qualquer outra parte da população.

SINTOMAS DO CÂNCER DE MAMA EM HOMENS.


  • Coseira na axila ou região em torno da mama;
  • Áreas da pele da mama ou do mamilo se sentem engrossadas ou texturizados;
  • Aparência de manchas roxas ou hematomas que não vão embora;
  • Mamilo fica invertido;
  • Mama fica quente ao toque;
  • Descarga do mamilo;
  • Secreção sanguinolenta pelo mamilo;
  • Retração da pele;
  • Úlcera ou aspecto espesso da região mamaria;